
Meu 1° contato com Santa Hildegarda, entenda como isso me depertou.
Durante a pandemia tive meu primeiro contato com terapias integrativas, e fui incentivada a estudar algumas terapias para atender como terapeuta, no princípio fiquei insegura e também questionava se essa era a profissão que eu queria seguir. Enfim, fiz alguns cursos na área de terapias integrativas e complementares e comecei a me apaixonar pela área.
Algum tempo depois iniciei uma graduação na área e comecei a ter muitas dúvidas sobre algumas práticas que o curso ensinavam, por mais que eu não tivesse conhecimento aprofundado sobre a doutrina da igreja católica, eu sentia que algumas das práticas tinham envolvimento espiritual e não condizente com a minha fé.
A questão é que eu me perguntava, as terapias são práticas que não deveriam envolver espiritualidade, e se fosse envolver eu queria ( não que deveria ser, mas era o que eu queria) que fosse algo que eu tivesse conhecimento e segurança para poder praticar, nesse período conversei com um Padre da minha comunidade, pedindo orientação, ele me orientou a continuar o estudo, e depois discernir sobre o que eu iria trabalhar, quais terapias usaria para atendimento e assim fiz.
Porém com o passar do tempo, por questões financeiras precisei interromper meus estudos e já com um ano e meio estudando os conteúdos do curso, não tinha segurança para seguir e iniciar os atendimentos pois ainda tinha muitas dúvidas sobre as práticas.
Passado algum tempo engravidei pela segunda vez e quando a minha bebê nasceu precisei ficar em casa para cuidar dela, então comecei a ter vários questionamentos sobre meu futuro profissional, foi quando numa tarde de quinta feira, exatamente dia 22 de fevereiro de 2024, tive meu primeiro contato com Santa Hildegarda de Bingen.
O Primeiro Contato Com Santa Hildegarda
Enquanto a minha bebê dormia eu “fuçava” o feed do meu instagram, desmotivada e cheia de perguntas sobre o meu futuro profissional, quando me deparei com um reels do professor Felipe Aquino no perfil da Dra Pri Antunes, eu já seguia a dra a menos de 1 ano mas não consumia seus conteúdo e por providência naquele dia eu percebi o reels e o assisti.
Me lembro até hoje da emoção que senti, fiquei tão feliz e considerei um presente de aniversário, que seria após 2 dias, desde então comecei a tomar chás, usar as pedras, ler seus escritos em português, comecei a entender sobre a conexão corpo, mente e espírito.
Entendi que Hildegarda não atribuía as curas e benefícios à criatura, no caso das pedras, alimentos e plantas, mas sim ao CRIADOR, o que me deu uma paz enorme no coração e imensa vontade de me aprofundar nos seus conceitos.
O meu despertar aconteceu nesse dia, eu queria respostas. Não entendia por que algumas práticas terapêuticas a doutrina da minha igreja via com maus olhos e eu ficava travada nesses questionamentos, conhecendo a terapêutica de Santa Hildegarda comecei a destravar e olhar para as criaturas de Deus como algo benéfico para mim.
Seus ensinamentos me despertaram para cuidar do meu corpo, mente e espírito e com esse movimento me aproximo do divino. A cada alimento que consumo, a cada música que ouço, livro que leio, a cada emoção que sinto, pensamentos que tenho , contribuem de forma positiva ou negativa para meu corpo, mente e espírito, por isso preciso escolher com sabedoria e de forma equilibrada o que vou inserir no meu dia a dia, desde do que vou comer ao que vou absorver intelectual e espiritualmente.
“Quando os humores em movimentos tocam as veias do figado, também atingem os vasos sanguíneos dos ouvidos e então afetam a capacidade auditiva. Por esta razão, a saúde ou a efermidade frequentemente se introduzem no homempela audição, semelhante a pessoa que se alegra com as notícias agradáveis, mas com o infortúnio se afunda na tristeza”
(LDO III vision) Trecho retirado do livro A Medicina de Santa Hildegarda
Tenho consciência da importância do exercício físico, da boa alimentação, do tempo de oração, de uma rotina que vai beneficiar todo meu sistema corporal, mental e espiritual.
Ai você me pergunta, mas Juh você não sabia disso ainda? Claro que eu já sabia, até mesmo por que a faculdade que escolhi aborda exatamente isso.Mas para mim fez toda diferença saber que uma mulher, foi escolhida por Deus para ter visões e revelações sobre como as criaturas de Deus age no nosso corpo e ambiente por isso falei no ínicio sobre o meu despertar após o meu contato com Santa Hildegarda.
Ainda não sei tudo que ela ensinou, ( tenho muito pra aprender) estou no caminho mas o pouco que aprendi e faço já fez e faz muita diferença no meu modo de vida, na minha maneira de pensar e agir.
Nesse ano, de 2025 retornei a faculdade e me formo agora no final do ano, e com a intercessão de Santa Hildegarda hoje posso orientar de forma terapêutica pessoas que chegam com queixas para mim, por questões pessoais ainda não iniciei atendimentos na área irei aguardar a pós em psicopedagogia, para atender crianças na área da saúde e educação.
Sinto a cada dia que Santa Hildegarda me quer falando sobre seus ensinamentos, mesmo que seja do meu jeito, trazendo aqui o que já sei, ensinando um chá para cólica, uma pedra para feridas, uma oração para quem precisa estar mais conectada com Deus, e assim eu sigo do meu jeito, observando e aprendendo com aquelas pessoas que já sabem muito sobre ela.
Hoje falo um pouco sobre ela aqui no meu site e iniciei a pouco tempo falar sobre ela no meu instagram, vou indo com calma, estudando, sentindo e deixando ser conduzida por Deus, Espírito Santo, Virgem Maria e Santa Hildegarda.
Deixo aqui um conselho: Focar na saúde tem o mesmo trabalho de tratar uma doença, porém a saúde só trará benefícios para sua vida, foque agora na sua saúde física, espiritual e mental, com ajuda e ensinamentos de Santa Hildegarda é possível trazer saúde para seu dia a dia.
Atenção: Os ensinamentos e práticas ensinadas aqui no site, não anulam a recomendação do seu médico. Tenha sabedoria e aja com discernimento sua saúde e bem estar devem ser prioridade.
“Deus Seja UM Comigo”