Os Vinhos de Santa Hildegarda: Apagado, Salsinha e Lavanda em Receitas Históricas

Se você está à procura de uma maneira encantadora e histórica de explorar o mundo dos vinhos, os vinhos de Santa Hildegarda: os vinhos apagados, o vinho de salsinha e o vinho de lavanda, recomendados pela mística Santa Hildegarda de Bingen, são uma excelente escolha!

Essas receitas antigas não apenas oferecem um vislumbre do passado, mas também proporcionam uma experiência sensorial única e refrescante.

Santa Hildegarda, conhecida por seu profundo conhecimento sobre ervas e práticas de cura, deixou um legado de receitas que combinam tradição e sabor de forma fascinante. Preparar esses vinhos é como fazer uma viagem no tempo, apreciando o sabor e os benefícios das ervas de uma forma que ressoa com séculos de sabedoria.

Indicação e benefícios do Vinho Apagado:

O Vinho apagado pode ser feito e consumido, para pessoas que estejam passando por um momento de tristeza, ansiedade, melancolia, insônia, depressão.

Vale ressaltar que nenhuma sugestão aqui para tratamento alternativo, exclui a necessidade de um acompanhamento médico

O que nos causa a melancolia é a Bilis Negra, e o vinho apagado é indicado para nos liberar dela.

O consumo do Vinho Apagado, nos afasta da tristeza, da raiva e tonifica nossos nervos.

É um ótimo remédio para o período de luto, estresse, insônia, alteração de humor e um grande auxiliar nas dificuldades que enfrentamos diariamente, além de ser uma ótima opção para desintoxicação.

Indicação e benefícios do Vinho de Salsinha:

O vinho de Salsinha ou também conhecido como elixir de salsinha, é indicado nos casos de fraquezas ou vertigens causadas pelo Jejum.

Por este motivo, é aconselhável tomar esta bebida durante o jejum, e ela não quebrará o jejum, mas dará tônus ao organismo, o tônus ideal para que a pessoa passe pela privação do alimento de maneira tranquila.

Além de ser a bebida do jejuador, o vinho de salsinha é indicado para pessoas com problemas de má circulação sanguínea, drenagem dos rins, dores cardíacas. Leva o nome também de vinho do coração!

Indicação e benefícios do Vinho de Lavanda:

O vinho de lavanda é uma indicação de Santa Hildegarda para que façamos uma limpeza no fígado, nos promovendo bem-estar, clareza e leveza.

Indicado também para dispneia, (A dispneia é a sensação de falta de ar, que normalmente surge quando se está praticando alguma atividade física, mas que também pode acontecer em situações de ansiedade, por exemplo) Ler mais aqui

Lesão Hepática ou pulmonar.

Sobre a Lavanda Santa Hildegarda escreveu:

“A lavanda selvagem é quente e seca, e seu calor é benéfico. Ao preparar o vinho com lavanda e consumi-lo, você alcançará um conhecimento e compreensão mais puros”.

Importante saber, que os remédios indicados por Santa Hildegarda não tratam somente nosso corpo físico, mas também nosso corpo espiritual!

 Também é importante lembrar que os remédios aqui mencionados não anulam o tratamento com seu médico, deixando claro que a utilização das receitas é de escolhas e responsabilidades de cada um. NÃO DEIXE DE VER SEU MÉDICO.

Sobre o Vinho Santa Hildegarda nos diz:

“Vinho é bom com moderação; é quase um remédio para qualquer doença. Mas não esqueça de adicionar um gole de água com a finalidade de humanizar o vinho. O Vinho apagado é útil especialmente para nos mantermos felizes…”

Receitas dos Vinhos de Santa Hildegarda

Receita Vinho Apagado

Você vai precisar:

Pode se usar a medida da sua taça ou um cálice.

Modo de Preparo

Pegue um pouco (a medida da taça ou cálice) de vinho seco e coloque em um caneco, espere começar a ferver, ao começar a ferver pegue um pouco de água gelada e jogue dentro, apagando o fogo em seguida.

Tomar o vinho ainda morno.

Hildegarda nos diz:

“Se alguém tem sido provocado pela ira, tristeza, deve rapidamente aquecer o vinho até ferver, então misturar com uma pequena quantidade de água gelada. É dessa forma que as substâncias causadoras da ira são neutralizadas” (CC198,5).

Receitas do Vinho de Salsinha

1 Litro de vinho tinto ou branco seco (de preferência orgânico)

8 a 10 ramos de salsinha fresca

2 colheres de vinagre de vinho

80 a 130 gramas de mel de abelha puro

Modo de Preparo:

Ferva em 1 litro de vinho os ramos de salsinhas em torno de 5 minutos, e com as 2 colheres de vinagre de vinho.

Fique atenta pois esse processo faz espuma.

Em seguida acrescente o mel e cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo.

Encerrado o cozimento, coe o coloque em uma garrafa escura, eu uso a do próprio vinho.

Importante: Caso seja diabético colocar 80 gramas de mel.

Tomar o vinho de salsinha de uma a três colheres de sopa diariamente.

Pode ser armazenado até 3 meses fora da geladeira.

Não tomar gelado, tomar sempre em temperatura ambiente.

Receita do Vinho de Lavanda

Você vai precisar:

1 colher de chá de flores de lavanda

200 ml de vinho tinto seco

Modo de preparo:

Ferva o vinho junto com as flores de lavandas, por 5 minutos.

Coe e tome quente.

 Pode se fazer de 2 a 3x ao dia

Recomendações:

Lavanda Spica

Vinho seco de boa qualidade

Não pode usar suco de uva no lugar do vinho

Precauções:  Não deixe de ir ao médico regularmente, as indicações aqui são para tratamento alternativos, não exclui o acompanhamento de um profissional da saúde.

Fonte : Livro A Medicina de Santa Hildegarda

Contém link associado amazon

Deixe um comentário