Os Recursos terapêuticos de Santa Hildegarda de Bingen são práticas alternativas que tratam o indivíduo em sua totalidade, ou seja, físico, mental e espiritual.

Santa Hildegarda de Bingen, foi uma mulher de referência no século que viveu.
As visões que teve sobre as criações de Deus, foram fundamentais para que seu legado continuasse presente até nos dias de hoje.
Não é obra do acaso, que a cada dia seus ensinamentos estão chegando ao conhecimento das pessoas que precisam tratar alguma doença, seja ela física, mental ou espiritual.
Os ensinamentos do século XII continua sendo atual para nós, que vivemos no século XXI, pois algumas para não dizer a maioria das doenças que existiam naquela época, existem hoje também.
Com a evolução da indústria farmacêutica e pesquisas cientificas, foram se perdendo algumas práticas dos séculos passados.
Práticas essas, que eram eficazes naquela época, uma vez que não era de fácil acesso, hospitais tão poucos medicamentos.
Lembro de chegar na casa da minha avó materna e ela saber o nome das ervas, indicar chás, orações e hoje isso está se perdendo.
Esses conhecimentos eram passados de família para família.
Muitas vezes por não ter a comprovação cientifica as pessoas sentem receio de fazer um chá para curar uma dor de estômago por exemplo, preferem os “prazóis” quando muitas vezes tomar um chá é muito mais benéfico eficaz.
Quando conheci Santa Hildegarda, fiquei fascinada pelos seus ensinamentos, justamente porque eu já estudava Terapias Integrativas, mas devido algumas terapias não condizer com minha essência eu fui me desanimado, então quando tive o contato com Hildegarda, eu transformei totalmente o meu modo de pensar, e daquele instante até hoje não fico mais sem seus ensinamentos e orientações.
Os recursos terapêuticos que irei trazer aqui, eu aprendi estudando seus livros, vendo lives de pessoas que assim como eu estudam a santa e são recursos que prático na minha rotina diária.
Os recursos terapêuticos são práticas que iram ajudar a curar, vícios, doenças, trazer clareza, aumentar a força das virtudes, trazer força, ânimo e consequentemente aumentar a Fé em Deus.
Neste Post
Quais são os Recursos Terapêuticos de Santa Hildegarda?
Nesse Post irei apresentar 2 recursos porém existem outros, exemplo: Meditação, Pedras Preciosas, Leitura da biblia, alimentação correta…
Neste post irei mencionar 2 recursos:
- Dieta
- Jejum
Esses são os recursos que iram trazer benefícios físicos, mentais e espirituais, pois eles trabalham a totalidade do ser humano.
Os Recursos terapêuticos de Santa Hildegarda de Bingen são práticas alternativas que tratam o indivíduo em sua totalidade, ou seja, físico, mental e espiritual.
1. Recurso Terapêutico de Santa Hildegarda: Dieta
Tudo que comemos ou bebemos contribui para que nossa saúde seja fortalecida ou enfraquecida.
Sabemos que somos o que comemos, por isso a importância de saber bem o que colocamos na nossa boca. Isso vale também para os nossos pensamentos, que podem enfraquecer ou fortalecer nosso espírito.
A dieta de Santa Hildegarda nos traz orientações divinas, e sem sombra de dúvida não pode ser equiparada as dietas “lançadas” nos dias de hoje.
Com o Recurso: Dieta, teremos como benefício a prevenção de doenças que já se tornaram comum nos dias de hoje, devido a alimentação desregrada.
No Livro a Medicina de Santa Hildegarda nos diz o seguinte: “A Dieta de Hildegarda é baseada na Viriditas, ou seja, na energia vital encontrada na natureza, que é capaz de rejuvenescer nossas células e manter-nos vivos. O segredo da vida mesma é encontrado no grão de cereal, espelta, o coração de toda sua dieta.”
Hildegarda deixou um ensinamento valioso sobre a espelta:
“Espelta é o melhor grão, é quente, engorda, fortalece, tem alta qualidade, e é mais suave do que qualquer outro. Produz um sague bom e uma carne firme, fornece uma mente feliz e um espírito alegre. Não tem problema em como a come, seja pão ou outros alimentos, é boa e fácil de digerir” (PL 1131 C) Citado também no livro A medicina de Santa Hildegarda
Em sua dieta é essencial selecionar alimentos com base em suas sutilezas, podendo ser selecionado alimentos de várias famílias.
Grãos Integrais: aveia, espelta, trigo, centeio…
Vegetais: abóbora, agrião alface, beterraba, brócolis, castanhas, cebolas feijão, funcho, grão de bico, milho na espiga
Frutas: amoras, cerejas, cerejas de milho, framboesa, frutas cítricas, groselhas vermelhas e pretas, melões, uvas, tâmaras
Carnes: aves e frango, cordeiro, cabra, peixes
Molhos e Temperos: aneto, alho, agrião, arruda, alecrim, agulha de urtiga, artemísia, canela, cravo, cominho, orégano……
Bebidas: água de poço ou nascente, chá de funcho, chá de erva cidreira, cerveja com moderação, vinho com moderação, suco de limão e laranja.
Essas recomendações são baseadas no livro A medicina de Santa Hildegarda: Adquira o Livro aqui.
2. Recurso Terapêutico de Santa Hildegarda: Jejum

O Jejum também é um recurso altamente terapêutico, e ajuda não só o nosso corpo, como também mente e espírito. O jejum além de ser terapêutico é bíblico. Santa Hildegarda ensinou como pode ser benéfico para o ser humano a prática do Jejum
Em seu livro Liber Vitae Meritorum (O livro dos méritos da vida) santa Hildegarda descreve os 35 vícios e virtudes, esses são como barreiras em nosso inconsciente, ou seja, praticamos sem saber, já é algo automático, porém qualquer pessoa é capaz de fazer uma autoanalise e identificar os vícios que fazem parte da sua individualidade espiritual.
Ao fazer o jejum essas barreiras são liberadas, trazendo um equilíbrio a alma da pessoa. Esse é o benefício espiritual.
Também por meio do jejum, temos clareza mental acerca dos nossos objetivos, tranquilidade para executar tarefas, aumento da criatividade e muito mais.
Santa Hildegarda sugere para os 29 vícios Hildegarda sugere o Jejum, segundo ela só não podemos jejuar pelos seguintes vícios:
- Vicio 1: Amor do Mundo
- Vicio 13: Melancolia/depressão
- Vicio 14: Falta de moderação
- Vicio 16: Arrogância
- Vicio 26: Incerteza/inconstância
- Vicio 35: Dor do Mundo
Leia mais sobre os Vícios e Virtudes
No aspecto físico, é possível fazer uma purificação do corpo, eliminando toxinas, estimula o crescimento de novas células, restaurando a saúde e renovando o corpo.
No Livro a Medicina de Santa Hildegarda diz:
“Durante o Jejum, qualquer um receberá duas fortes forças curativas. A Primeira é uma energia ilimitada pela saúde holística, forte e criativa, e um potencial de construção espiritual. A segunda força é o poder de defesa, para fortalecer a resistência psicossomática necessária para superar doenças degenerativas…”
Recomendações do Jejum
É recomendado que se faça o jejum sobre a orientação de um especialista e por um período de no máximo 10 dias.
Inicialmente se faz uma preparação para entrar definitivamente no jejum, após faça o jejum se alimentando somente de espelta cozida, legumes, vegetais, frutas frescas e alface, deve ser retirado alimentos, bebidas e vícios desnecessários.
Por exemplo se o jejum for feito por um período de 6 dias: inicialmente faz 2 dias de preparação, retirando aos poucos os alimentos, após faça os 6 dias de jejum usando a recomendação de alimentos e bebidas e faça mais 2 dias de preparação para sair do jejum, voltando os alimentos extintos aos poucos.
Existem hoje adaptações sobre o Jejum de Santa Hildegarda, sendo possível entrar em grupos através do instagram e fazer essa experiencia. No entanto no Livro a Medicina de Santa Hildegarda existe um cronograma, explicação sobre os benefícios do Jejum.
O jejum de Santa Hildegarda consiste não apenas na exclusão de alimentos, para completar ele é composto por caminhadas ao ar livre, exercícios físicos, chás de ervas, meditação, cânticos, banho quente etc.
Nesse Recurso terapêutico, a pessoa será agraciada pelas virtudes, liberação dos vícios, ajuste do peso corporal, clareza mental e muito mais.
No final do Jejum a pessoa estará renovada, tanto em sue físico, mental, emocional e espiritual.
Considerações Finais
Concluo esse post sobre os recursos terapêuticos de Santa Hildegarda de Bingen, dizendo que as indicações aqui não anulam as orientações do seu médico, não deixe de pedir sua recomendação para seguir qualquer indicação.
“Deus seja UM comigo”
Fonte: O Livro de Santa Hildegarda de Bingen
Livro O Mínimo Sobre a Medicina de Santa Hildegarda
Contém link associado amazon