
Neste Post…
O Lapidário de Santa Hildegarda de Bingen é uma das obras mais fascinantes e originais dessa notável santa do século XII. Santa Hildegarda, uma mística e visionária alemã, não apenas ofereceu insights profundos sobre a espiritualidade e a saúde, mas também deixou um legado único no campo da mineralogia com seus “lapidários”, um tratado sobre as propriedades espirituais e terapêuticas das pedras preciosas.
O lapidário é uma parte da vasta obra de Hildegarda, onde ela explora a relação entre as pedras e a saúde, a espiritualidade e as virtudes. De acordo com Santa Hildegarda, cada pedra possui qualidades especiais que podem influenciar a vida humana, tanto física quanto espiritualmente. Vamos conhecer algumas dessas pedras e suas virtudes conforme descrito por ela, mas antes veremos algumas referências bíblicas, passagens que mencionam as pedras preciosas.
A Bíblia menciona pedras preciosas em vários contextos, tanto como elementos de decoração quanto como símbolos espirituais. Aqui estão algumas passagens significativas que falam sobre pedras preciosas:
1. Êxodo 28:17-20
Esta passagem descreve as pedras preciosas que devem ser usadas no peitoral do sumo sacerdote:
“Farás um peitoral de juízo, obra de artífice, de acordo com a obra do efod, farás conforme a obra de ouro, de fio azul, de púrpura, de carmesim e de linho fino torcido. Terá quatro filetes de pedras preciosas, que estarão sobre ele, e nas quais se gravarão os nomes dos filhos de Israel. As pedras serão do seguinte modo: no primeiro filete, uma pedra sardônica, um topázio e uma pedra de carbúnculo; no segundo filete, uma esmeralda, uma safira e um diamante; no terceiro filete, uma opala, uma ágata e uma ametista; no quarto filete, um crisólito, um ônix e uma jaspe. Estas pedras estarão rodeadas de ouro em seus engastes.”
2. Êxodo 39:10-13
Esta passagem confirma a descrição das pedras preciosas no peitoral do sumo sacerdote:
“Fizeram o peitoral de juízo, obra de artífice, conforme a obra do efod, de ouro, de fio azul, de púrpura, de carmesim e de linho torcido. Era quadrado, dobrado em dois; o peitoral tinha um trabalho de pedras preciosas, conforme o que o Senhor ordenara a Moisés, com quatro filetes de pedras preciosas, conforme as tribos de Israel. No primeiro filete, um sardônico, um topázio e um carbúnculo; no segundo filete, uma esmeralda, uma safira e um diamante; no terceiro filete, um jacinto, uma ágata e uma ametista; no quarto filete, um berilo, um ônix e uma jaspe.”
3. Apocalipse 21:19-20
Nesta passagem, as pedras preciosas são usadas para descrever a Cidade Santa, a Nova Jerusalém:
“As muralhas da cidade eram adornadas com toda sorte de pedras preciosas. O primeiro alicerce, era de jaspe, o segundo, de safira, o terceiro, de calcedônia, o quarto, de esmeralda, o quinto, de sardônica, o sexto, de cornalina, o sétimo, de crisólito, o oitavo, de berilo, o nono, de topázio, o décimo, de crisópraso, o décimo primeiro de jacinto, o décimo segundo, de ametista.”
Estas passagens mostram como as pedras preciosas eram usadas em contextos religiosos e cerimoniais, refletindo a sua importância simbólica e estética na Bíblia. O uso das pedras preciosas em adornos sagrados e na descrição da Nova Jerusalém destaca sua significância espiritual e a beleza que é associada a aspectos divinos e celestiais.
Os Lapidários de Santa Hildegarda de Bigen.

Os lapidários de Santa Hildegarda de Bingen é uma obra na qual ela descreve um total de 26 pedras diferentes. Cada pedra é detalhada com suas características, propriedades e virtudes, refletindo o entendimento de Hildegarda sobre como essas pedras podem influenciar a saúde, a espiritualidade e o bem-estar.
Adquira aqui o livro a Medicina de Santa Hildegarda
Essas pedras são apresentadas com descrições que incluem não apenas aspectos físicos, como cor e formação, mas também suas qualidades espirituais e benefícios para a saúde. Os lapidários combinam conhecimentos de mineralogia com uma perspectiva mística, oferecendo uma espiritual sobre a importância e o uso das pedras preciosas.
Selecionamos 10 Pedras para trabalhar neste post:
- Ágata
- Ametista
- Calcedônia
- Crisoprásio
- Cristal de Rocha
- Esmeralda
- Granada
- Jaspe
- Onix
- Topázio Imperial
Cada uma dessas pedras é descrita em termos de suas propriedades espirituais e suas aplicações práticas, refletindo o conhecimento profundo e a visão única de Hildegarda sobre o mundo mineral e espiritual.
Santa Hildegarda descreve a ágata como uma pedra que se forma nas profundezas da Terra a partir de processos naturais complexos. Ela vê a formação da ágata como um símbolo de transformação e equilíbrio, refletindo a maneira como a pedra adquire suas qualidades e propriedades ao longo do tempo. Segundo Hildegarda, a ágata se forma através de um processo que envolve várias camadas e padrões, cada uma delas contribuindo para a beleza e a unicidade da pedra.
1.Pedra Ágata, segundo orientação de Santa Hildegarda de Bigen
Indicação: picadas de insetos, sonambulismo
Santa Hildegarda aconselha aplicar a ágata quente diretamente sobre a pele em casos de picadas de aranha (o carrapato), aquecida pelo sol ou num ladrilho quente.
Segundo Hildegarda, a experiência demonstra-o, uso tópico em forma de pomada faz desaparecer a dor e o inchaço na área da picada de forma muito eficaz.
Ela Também diz:
“deve ser posta em contato com a pele para que se aqueça com o calor humano. A natureza da ágata torna a personalidade hábil e delicada… Torna a pessoa mais inteligente”
Uma pessoa que sofre de crises de epilepsia e de sonambulismo deve pôr a sua pele em contato com uma Pedra de ágata dar-se-á conta muito rapidamente, da melhoria do seu estado.
2.Pedra Ametista, segundo orientação de Santa Hildegarda de Bigen
Indicação: inchaço, vírus e vermes.
Sobre ametista (cristal de rocha transparente cor violeta), disse Santa Hildegarda:
“se alguém sente um inchaço no seu corpo, deve, com a sua saliva, molhar ametista e tocar com ela todas as partes inchadas do seu corpo esse inchaço vai diminuir desaparecer.”
Se uma pessoa tem vermes, piolho ou vírus que coloque uma ametista em Água Fria. Que aqueça água após a remoção da Pedra e que mantenha a Pedra suspensa sobre o vapor que aí da água para o gotejamento de condensação caia sobre a água quente. Então, novamente colocar a Pedra na água e deixe descansar por 1 hora. Regue -se com essa água e os vermes, piolho ou vírus desapareceram.
Este procedimento deve ser feito de 4 a 5 semanas.
3.Pedra Calcedônia, segundo a orientação de Santa Hildegarda de Bigen
Indicação: calmante
Santa Hildegarda nos fala sobre a calcedônia que:
“Quem quiser usar as palavras certas para falar leve calcedônia na mão, sofre o seu hálito sobre ela e tome dessa umidade assim saberá dominar se para estar em silêncio e responder com tranquilidade e oportunidade às perguntas”
A calcedônia liberta das preocupações angustiantes, e, num acesso de ira da paciência e autocontrole.
Santa Hildegarda nos diz que se colocarmos um colar ou pulseira de calcedônia em contato com a pele e sobre uma veia: “o sangue recebe o calor e as propriedades desta Pedra, que fluem através do resto do corpo, o homem torna-se tão bom que nada o consegue encolerizar ou levá-lo cometer uma injustiça.”
Faça a experiência com este mineral, coloque em seu pescoço sobre a artéria carótida, um colar de calcedônia ou use uma pulseira de calcedônia em contato com o pulso.
4. Pedra, crisoprásio segundo a orientação de Santa Hildegarda de Bigen
Indicação: gota, raiva, veneno, epilepsia, crescimento infantil
Santa Hildegarda nos orienta:
“Em qualquer membro onde gota atormente reumatoide posterior artrite dor na articulação aplique crisoprásio na pele nua e a gota cessará.”
Indicada também para ser usada em caso de obsessão, epilepsia, doenças nervosas, picadas de insetos, doenças espirituais, Psicose, preguiça desanimo, confusão mental.
Pode ser usada como pingente, colar ou a água de crisoprásio.
A recomendação de Santa Hildegarda é: coloque a água da chuva na Pedra deixe cair numa jarra e diga: “água escorro sente esta pedra, em virtude de que Deus fez o Sol e a Lua que se movem.” Tomar água por 5 dias consecutivos, quem tem forças malignas essas perderam o vigor e não agiram mais sobre a pessoa.”
5. Pedra Cristal de Rocha, segundo orientação de Santa Hildegarda de Bigen
Cristal de rocha transparente ou quartzo.
Indicação: bócio e regulação hormonal- tireoide.
Santa Hildegarda nos orientou sobre o cristal de rocha:
“qualquer um que tenha bócio e a garganta lhe enche aqueça o cristal de rocha ao sol quente. Que derrame vinho sobre a Pedra aquecida pelo sol e beba frequentemente este vinho. Que aperte frequentemente o cristal de rocha ao sol sobre o inchaço ficará menor”
De acordo com os escritos de Santa Hildegarda o calor suave do cristal da rocha, que armazenou os raios do Sol, é também muito útil para aliviar incômodos típicos da mulher, os quais podem também afetar o coração estômago abdômen, e que podem ocorrer durante a ovulação.
Isto acontece porque os ovários estão intimamente relacionados com as glândulas em geral e especialmente com a glândula da tireoide.
Lembre-se de colocar o cristal de rocha para aquecer ao sol antes de usá-lo.
Santa Hildegarda ainda nos diz :
“As mulheres que sofrem do coração, estômago ou abdómen aqueçam ao sol cristal de rocha e os coloque na água por um tempo beba desta água com frequência e vão melhorar.”
6. Pedra Esmeralda, segundo orientação de Santa Hildegarda de Bigen
Indicação: fraqueza, dor de estômago, dor de cabeça, no coração e dor nas costas.
Hildegarda diz:
“A Esmeralda é poderosa contra toda a debilidade doença humana. Quem machuca o coração, o estômago ou costas tenha uma esmeralda ao lado dele.”
Santa Hildegarda nos orienta que, a esmeralda fortalece as defesas e o estado geral do corpo, estimula a cura, melhora circulação, combate aos parasitas e é um poderoso tônico geral. Pode ser utilizada na pele o dia todo, como pingente, no entanto apenas meia hora pendurado no peito pode ser reconfortante. Pode-se usá-la também na boca por alguns minutos algumas vezes ao dia.
7.Pedra Granada, segundo orientação de Santa Hildegarda de Bingen
Indicação: febre, virose, fadiga, esgotamento, circulação, menopausa espíritos do ar, dores de cabeça.
A Granada é também conhecida pelo nome de carbúnculo, que vem do latim carbunculus (brasa).
Recomenda-se para combater a dor de cabeça, mas segundo a Santa deve-se colocar apenas um pouco na coroa da cabeça e se a dor passou então deve ser removido rapidamente.
Santa Hildegarda recomenda o uso da Granada quando há alteração no sistema endócrino sempre por pouco tempo até que se note uma reação positiva.
8.Pedra Jaspe, segundo orientação de Santa Hildegarda de Bingen
Indicação: artrite, problemas de coração, otite, dor nos ouvidos, surdez, constipação nasal, sinusite, catarro crônico, gota, tempestades de humores, dores reumáticas, ciáticas, cólica bilar, dores nas costas, dores no pulmão, sonhos, pesadelos, claridade mental, serenidade, concentração, autoanálise, coração, gestantes, bebês, rins, dor de garganta…
Segundo o Santa Hildegarda, a Pedra jaspe atua em muitos sintomas em todos esses casos citados acima, a Pedra jaspe é muito útil.
A Pedra jaspe pode ser utilizada em contato com a pele, embaixo do Travesseiro no caso de pesadelos ou insônia, pode-se fazer o uso da água ( colocando a jaspe dentro de um copo de água e ir tomando desta água), pode segurar a Pedra ou pode se colocar no ambiente.
Outra recomendação, é usar um terço, feito com pedras de jaspe para rezar, desta forma enquanto irá meditar os mistérios do terço, em contato com as pedras, receberá os benefícios que esta Pedra nos traz.
Continuando com os ensinamentos que nos traz Santa Hildegarda sobre a Pedra jaspe ela afirma:
“Quem acorda de noite com palpitação ou se ao longo do dia importunado com uma dor no coração ou nas costas melhorará se colocar uma Pedra de jaspe de cor vermelha sobre o coração ou direto na pele.”
Ela ainda nos diz:
“Aquele que sente forte perturbação nos seus humores corporais, de um dos lados (Entre as axilas e os rins), nos rins ou em outro lugar do seu corpo, no caso desta perturbação ser uma artrite, pegue a Pedra jaspe e pressione com força sobre o lugar até que sinta o calor da Pedra, e a virtude do jaspe acalmará e curará esses humores irregularmente frios e falsamente quentes.”
9.Pedra Ônix, segundo orientação de Santa Hildegarda de Bingen
Indicação: depressão, ansiedade, vista nublada, dor no coração ou no lado, dor de estômago ou no baço e febre alta.
Santa Hildegarda nos orienta:
“Aquele que tem dores no braço, que prepare carne de cabra ou de cordeiro e coma depois de ter a carne sido mergulhada em vinho Onix.”
Isso também é indicado com alguns alimentos marinados com vinagre, prepare o vinho e mantenha o Ônix sobre o vapor de modo que as gotas de condensação caiam no vinho, em seguida colocar o Ônix novinho e verter só o vinho para outro recipiente. É preciso fazer todos os dias este procedimento e o baço irá curar e não inchará mais.
Outras virtudes do Ônix:
Clareia os olhos nublados ou doentes de alguma forma com a perda de visão;
Cessa suavemente a febre quando se tem muita febre;
Cessa opressão provocada por uma mente triste (depressão ou ansiedade).
10.Pedra Topázio imperial, segundo orientação de Santa Hildegarda de Bingen
Indicação: Problemas de visão
Santa Hildegarda nos orienta sobre esta Pedra:
“Quem Sofre de perda progressiva divisão deve colocar um topázio em um vinho puro durante 3 dias e 3 noites. Molhar os olhos de noite antes de dormir com o topázio umedecido para que um pouco de líquido entre nos olhos. O vinho uma vez removido o topázio, pode ser utilizado por 5 dias umedecendo os olhos todas as noites com este vinho.
É preciso fazer isto muitas vezes, renovando o vinho a cada 5 dias, e seguir o mesmo procedimento anterior, untando os olhos em círculo. Isto aclarar os olhos como o melhor colírio.
Trata-se de um bom remédio para perda progressiva da visão na velhice.”
Conheça o Oração do Topazio Imperial
Conheça produtos de evangelização de Santa Hildegarda
Considerações Finais:
As Informações contidas aqui, não anula a indicação do profissional da saúde.
As indicações dos usos das pedras, são terapias complementares. Visite seu Médico regularmente.
Fontes de Pesquisas: Bíblia CNBB e Ave Maria
Livro a Medicina de Santa Hildegarda
Instagram: Dra Pri Antunes e Casa de Santa Hildegarda.
Alguns trechos, auxiliado pela IA
Contém link de Associado Amazon