
Uma Oração de Santa Hildegarda
“Principe honrados, luz viva, santos anjos!
Inclinai-vos profundamente diante de Deus, ardendo em chamas de amor, porque nunca podeis saciar-vos da santa chama.
Vós vedes os olhos divinos na obscuridade misteriosa da criatura.
Que alegria luminosa deve passar pela vossa natureza que não provou o pecado do demônio, anjo caído e vosso antigo companheiro, quando tentou orgulhosamente levantar-se acima dos limites da divindade para cair depois dolorosamente no abismo, tornando-se tentador aos homens criados por Deus.
Sede louvados, santos anjos, protetores dos povos, espelhando nos vossos rostos, sede louvado vós, santos Arcanjos que levais ao céu as almas dos santos.
Sede louvadas vós, Potestades, Virtudes e Principados, Dominações e Tronos que completais o santo círculo da hierarquia e também vós, Querubins e inflamados Serafins que selais os mistérios de Deus”
Neste Post você encontra:
Visões de Santa Hildegarda: Ela Via os Anjos?
Os anjos têm uma ligação direta na vida dos santos.
Existem muitos relatos sobre os santos que tinham uma intimidade direta com os seres celestiais, os anjos!
Como podemos ver alguns dos exemplos abaixo:
Diversos santos na tradição cristã relataram experiências ou contatos com anjos. Aqui estão alguns exemplos notáveis:
1. São Francisco de Assis
São Francisco de Assis, o fundador da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), teve várias visões místicas, incluindo encontros com anjos. Em uma de suas visões, ele viu um serafim, que é uma ordem de anjos, e recebeu os estigmas, as marcas das chagas de Cristo.
2. Santa Faustina Kowalska
Santa Faustina Kowalska, conhecida pela Divina Misericórdia, teve várias experiências com anjos ao longo de sua vida. Em seu diário, ela descreveu o momento em que viu o Anjo da Paz, que foi enviado para castigar uma cidade. Ela intercedeu e, após sua oração, o anjo não cumpriu o castigo.
3. São Padre Pio
São Padre Pio, um dos santos mais conhecidos do século XX, frequentemente relatava visões e interações com anjos. Ele dizia que seu anjo da guarda era seu companheiro constante, que o ajudava e o confortava durante suas provações espirituais.
4. Santa Teresinha do Menino Jesus
Santa Teresinha do Menino Jesus, também conhecida como “A Pequena Flor”, teve uma devoção especial aos anjos, especialmente ao seu anjo da guarda, que ela acreditava estar sempre ao seu lado. Ela escreveu cartas e orações ao seu anjo da guarda.
5. São João Bosco
São João Bosco, fundador do Salesianos, teve diversas visões angélicas, inclusive de um anjo que se apresentou como “Amigo”, que o guiava e o protegia em seus sonhos proféticos e visões, especialmente em relação ao cuidado com os jovens.
E com Santa Hildegarda não foi diferente, ela relatou ter visões angélicas desde a infância. Em suas visões, os anjos lhe transmitiam conhecimentos espirituais e orientações que influenciaram profundamente sua vida e obra.
Assim descreve no seu livro SCIVIAS:
“A Respeito das aparências dos arcanjos e seu significado- Os do segundo exército também tem asas em seus peitos, que mostram formas humanas, nas quais a imagem do Filho do Homem brilha como em um espelho.
Estes são os arcanjos que contemplam a vontade de Deus nos desejos dos intelectos deles e mostram em si mesmo a beleza da razão.
Eles engradecem a Palavra de Deus Encarnada da forma mais pura, porque, conhecendo os decretos secretos de Deus, frequentemente prefiguram os mistérios da encarnação do Filho de Deus.
E não se pode ver nenhuma outra forma, nem nestes, nem nos outros; de fato, que nos anjos, quer nos arcanjos, há muitos mistérios secretos que o intelecto humano, sobrecarregado pelo corpo mortal, não pode compreender. Mas estes exércitos estão dispostos em forma de uma coroa ao redor dos outros cinco exércitos.
Isso mostra que o corpo e alma humanos, devem em virtude da força deles, refrear os cincos sentidos humanos, purificá-los mediante as cinco chagas de meu Filho e levá-lo a justiça do domínio que vem de dentro.”
Os Anjos na Bíblia
Aqui estão algumas passagens da Bíblia que mencionam anjos:
1. Gênesis 19:1:
“Ao anoitecer, os dois anjos chegaram a Sodoma, e Ló estava sentado à porta da cidade. Quando os viu, levantou-se para recebê-los e prostrou-se com o rosto em terra.”
2. Êxodo 23:20:
“Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para te guardar pelo caminho e te levar ao lugar que te preparei.”
3. Salmos 91:11-12:
“Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.”
4. Isaías 6:2-3:
“Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: ‘Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.'”
5. Mateus 1:20:
“E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela se gerou é do Espírito Santo.”
6. Lucas 1:26-28:
“No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem da casa de Davi, cujo nome era José; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo onde ela estava, disse: ‘Salve, agraciada; o Senhor é contigo.'”
7. Hebreus 1:14:
“Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”
8. Tobias 12:15:
“Eu sou Rafael, um dos sete anjos que assistimos na presença do Senhor.”
Esta passagem se encontra no Livro de Tobias, que é aceito em algumas tradições cristãs, como a católica e a ortodoxa, mas não está presente na Bíblia Hebraica ou na maioria das versões protestantes.
9. Daniel 10:13:
“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.”
10. Daniel 12:1:
“Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro.”
11. Judas 1:9:
“Mas o Arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: ‘O Senhor te repreenda.'”
12. Apocalipse 12:7:
“E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos.”
Reflexão:
Essas passagens refletem algumas das diversas maneiras como os anjos são mencionados na Bíblia, seja como mensageiros de Deus, protetores ou seres que glorificam o Senhor.
Eu sempre rezei para meu Anjo da Guarda, e ensino minhas filhas a fazerem o mesmo.
Padre Chrystian Shankar, sempre nos orienta a dar missões para nosso anjo da guarda.
Peça orientação para seu anjo da guarda quando precisar decidir por algo, ou até mesmo quando precisar de proteção!
Assim como os anjos tinham intimidade, amizade e ousadia em falar com os anjos, assim também é nos permitido.
Não devemos colocá-los no lugar de Deus, jamais! Mas é permitido que sejam nossos amigos e orientadores, assim quando somos devotos de algum santo ou santa!
E você costuma rezar para seu Anjo da Guarda?
Dicas de Livros de Santa Hildegarda de Bigen
Livro Scivias: Clique aqui
Livro Liber Vitae Meritorum: Clique aqui
Livro a Medicina de Santa Hildegarda: Clique Aqui
Indicação de Conteúdo sobre Santa Hildegarda:
10 Orações de Santa Hildegarda de Bigen
Frases de Santa Hildegarda de Bigen
Terço de Santa Hildegarda de Bigen
Contém link associado amazon